RINS VENCE GP DO ARAGÃO, MIR É LÍDER DO MUNDIAL
- David Marcos
- 18 de out. de 2020
- 3 min de leitura

ALEX RINS - Team Suzuki Ecstar - O GRANDE VENCEDOR DO GP DO ARAGÃO, ERGUE O SEU TROFÉU
O Mundial de MotoGP viajou este fim-de-semana para Aragão, mais propriamente para o Ciudad del Motor de Aragón, na cidade de Alcañiz, para o décimo grande prémio da temporada. A faltarem cinco corridas para o fim da temporada, cada uma delas pode tornar-se fundamental para as contas finais do Mundial 2020 de MotoGP. Como já nos tem habituado, tivemos um fim-de-semana interessante, coroado com uma corrida emocionante, de onde saiu uma nova liderança no Mundial.
Fábio Quartararo – Petronas Yamaha STR – líder do Mundial, procurava responder à corrida menos conseguida em Le Mans. O francês mostrou ao que vinha e carimbou no sábado a pole position para a corrida de domingo. O seu mais próximo opositor, Joan Mir – Team Suzuki Ecstar – não teve uma qualificação brilhante, mas largava da segunda linha, o que lhe dava possibilidades de recuperação na corrida. Miguel Oliveira teve dificuldades nos treinos livres e voltou-as a ter na qualificação, não indo além do 18º lugar na grelha de partida.
A corrida teve um arranque limpo, sendo imediata comandada por Viñales – Monster Energy Yamaha-, Quartararo e Rins - Team Suzuki Ecstar. A estes, pouco depois, juntaram-se Morbidelli - Petronas Yamaha STR – e Mir - Team Suzuki Ecstar. O líder do Mundial, Fábio Quartararo, a 15 voltas do fim começou a perder o ritmo intenso que levava na frente, e foi perdendo rapidamente posições. O piloto francês foi substituído na frente pelo jovem Álex Márquez – Repsol Honda - que, assim como em Le Mans, começava a ganhar um ritmo interessante a cada volta que dava. A luta pelo pódio passou a ser entre Rins, Viñales, Mir e Márquez, a passo que Quartararo ia caindo cada vez mais e em poucas voltas já rodava na cauda da corrida. A luta pela vitória ia ser até ao fim, com Alex Rins e Márquez a descolarem-se da concorrência. O piloto da Suzuki levou a melhor e garantiu a sua primeira vitória e da sua equipa na temporada. Completaram o pódio Alex Márquez e Joan Mir.
Miguel Oliveira teve uma corrida discreta e não foi além do 16º lugar. Fim-de-semana de aprendizagem e reflexão para o piloto português da KTM.

O PÓDIO DA CORRIDA: (ao centro) em 1º Alex Rins, (à direita) 2º Àlex Márquez, (à esquerda) 3º Joan Mir
Com a péssima corrida de Quartararo, Joan Mir, com o seu pódio, ascende à liderança do Mundial com 121 pontos, perseguido pelo piloto francês da Yamaha com 115 pontos. A completar o pódio da geral está Maverick Viñales com 109 pontos.
Faltam agora quatro corridas para terminar o Mundial, ficando a MotoGP mais uma semana em Aragão, neste caso para o GP de Teruel.

O NOVO LÍDER DO CAMPEONATO: Joan Mir - Team Suzuki Ecstar- assumiu a liderança do campeonato este domingo.
MOTOCICLISTA DO DIA R3SSALTO: Alex Rins - Team Suzuki Ecstar - o piloto espanhol arrancou da décima posição da grelha e rapidamente encontrou o ritmo ideal para a corrida. A sua liderança chegou a ser ameaçada por Márquez, mas o piloto de 24 anos teve sangue frio e anotou a primeira vitória da temporada, tanto para ele como para a Suzuki. Menção honrosa para Álex Márquez, que arrancou de 11º na grelha de partida, que repetiu a excelente prestação de Le Mans, garantindo o segundo pódio da sua carreira, que podia ter sido bem a sua primeira vitória.
Comments