Mir vence e é cada vez mais líder
- David Marcos
- 8 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

FOTO: JOAN MIR FESTEJA A SUA PRIMEIRA VITÓRIA NA MOTO GP
O Mundial de Moto GP regressou, após uma semana de descanso, a Espanha para mais duas rondas num circuito espanhol, desta feita na região de Valência. O GP da Europa é o é 12º de 14, ou seja, está já bem perto do final do Mundial. Isto significa que entramos já numa altura decisiva do calendário, onde qualquer ponto pode fazer a diferença nas contas finais para o título de campeão mundial entre os pilotos.
A classificação do mundial de pilotos chegava a Valência assim: Em primeiro, Joan Mir – Team Suzuki Ecstar – com 137 pontos; em segundo vinha Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT – com 123 pontos; e a fechar o pódio Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha Moto GP – com 118 pontos. Contudo nenhum destes se destacou nas sessões de classificação, operando Pol Espargaró – Red Bull KTM Factory Racing - a surpresa no sábado, garantindo a pole-position. Dos motociclistas acima referidos no pódio mundial, só Mir tem direito destaque, arrancando da quinta posição, na segunda linha da grelha de partida. Miguel Oliveira fez um agradável oitavo lugar, que lhe dava aspirações para uma corrida positiva neste domingo.

POL ESPARGARÓ - o piloto espanhol registou o tempo mais rápido na qualificação, uma surpresa
A corrida teve um início tranquilo, com os espanhóis da linha da frente, Espargaró, Rins - Team Suzuki Ecstar – e Mir a imporem o ritmo na corrida, liderando confortavelmente. Fábio Quartararo não tem tido ultimamente fins-de-semana fáceis e caiu nas primeiras voltas, condenando uma recuperação na corrida, após uma qualificação discreta. As Suzuki assumiram a liderança da corrida, deixando Espargaró o último lugar do pódio, seguido curiosamente por Miguel Oliveira. A corrida foi decorrendo sem incidências, mas a 10 voltas do fim houve uma mudança na liderança, com Mir a aproveitar um erro do companheiro de equipa. As Suzuki descolaram na frente e a corrida não viria a sofrer mais qualquer alteração. Joan Mir vence pela primeira vez e cimenta a sua liderança do campeonato. Rins foi segundo e Espargaró fechou o pódio.
Miguel Oliveira teve uma corrida positiva. O motociclista de Almada teve um bom arranque e chegou a ambicionar o pódio na corrida, seguindo de perto Pol Espargaró. Contudo, o português não conseguiu acompanhar o ritmo da frente e foi alcançado por Nakagami – LCR Honda – terminando no quinto lugar da corrida.

PÓDIO DA CORRIDA: (ao centro) 1º Joan Mir; (à direita) 2º Àlex Rins; (à esquerda) 3º Pol Espargaró
Joan Mir lidera confortavelmente com 162 pontos, seguido por Quartararo e Rins com 125 pontos. Vinãles cai do pódio e é quarto com 121 pontos, perseguido por Morbidelli – Petronas Yamaha SRT - e Dovizioso – Mission Winnow Ducati – com 117 pontos.
MOTOCICLISTA DO DIA R3SSALTO: Joan Mir – Team Suzuki Ecstar

O motociclista espanhol assumiu a liderança do campeonato na reta final do campeonato e para tal beneficiou do seu bom momento atual e da quebra de Quartararo. Mir soube gerir o seu ritmo hoje, foi paciente e recompensado por isso, assumiu a liderança a 10 voltas do fim, vencendo pela primeira vez na categoria principal do motociclismo.
FOTOS: MotoGP/KTM/EFE
Comments