Lewis Hamilton vence na Turquia e iguala Michael Schumacher em títulos mundiais
- Marisa Cidade
- 15 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

A F1 regressou à Turquia após 9 anos para encontrar um Instambul Park renovado. Essa renovação foi o grande destaque das primeiras sessões do GP turco tendo em conta que a pista com alcatrão novo, fez com que os pilotos sentissem dificuldade na aderência o que levou a organização a contratar carros para darem voltas à pista numa tentativa de desgastar o alcatrão tornando a pista mais aderente.
Contudo, o alcatrão não foi o único fator de emoção e confusão no regresso à Turquia. A chuva decidiu marcar presença na qualificação, virar tudo do avesso, e lançar Lance Stroll – Racing Point - para uma inédita pole position. Destaque para a frustração de Max Verstappen – RedBull – que não conseguiu aproveitar o desaire da Mercedes para sair na ponta da grelha.
Lewis Hamilton partiu numa posição confortável para o Grande Prémio da Turquia, tendo em conta que ficar à frente do seu colega de equipa, Valtteri Bottas, chegava para se sagrar pela 7ª vez campeão mundial.
A corrida começou chuvosa, o que provocou alguns incidentes e mexidas na classificação, como por exemplo Valtteri Bottas que teve alguns problemas que começaram logo na primeira curva, não conseguindo nunca, ao longo da corrida, entrar para o top 10. Os olhos estavam postos em Hamilton, que depois de um bom arranque e recorrendo a uma estratégia acertada de gestão de pneus, estabelecia o seu ritmo, aproximando-se da frente da corrida. Com o título de campeão do mundo cada vez mais próximo, o piloto britânico foi à procura da vitória e já na segunda metade da corrida assegurou o primeiro lugar que não mais largaria, até ao final. Foi a 94º vitória de Hamilton na F1 que lhe permitiu sagrar-se campeão mundial pela 7ª vez, igualando Michael Shumacher.
O pódio foi completado pela Racing Point e Ferrari, com os pilotos Sergio Perez e Sebastian Vettel, respetivamente, com destaque para o alemão (4 vezes campão mundial) que regressou ao pódio pela primeira vez nesta temporada, após partir da 11º posição.

A próxima etapa do calendário de F1 realizar-se-á no Bahrein para uma rodada dupla no último fim de semana de novembro e o primeiro de dezembro.
PILOTO DO DIA R3SSALTO: Como não podia deixar de ser, o destaque vai para Lewis Hamilton que se sagrou campeão do mundo ao executar uma corrida perfeita, faltando ainda 3 corridas para finalizar a competição. O piloto britânico foi campeão do mundo de F1 em 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. Igualando, nada mais nada menos, que o “Kaizer”, Michael Schumacher.
Comments