top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Spotify

Era uma vez: O desastre de Munique

  • Foto do escritor: Ressalto
    Ressalto
  • 14 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Foto: Premier League Brasil



6 de fevereiro de 1958, a equipa do Manchester United, de Matt Bubsy, encontrava-se no voo 609 da British European Airways em Munique, depois de vencer o Estrela Vermelha em Belgrado nos quartos-de-final da Taça dos Campeões, estando a caminho das meias-finais da competição.


O tempo era de bastante frio e a neve fazia-se sentir na pista do aeroporto, o que dificultava a tarefa dos pilotos que já tinham falhado duas vezes a descolagem da aeronave. Com receio de causar mais atrasos, o capitão James Thain decidiu realizar uma terceira tentativa de descolagem.


Começa o arranque do avião, os pilotos esperam que este alcance a velocidade de 220 km/h que é necessária para a descolagem, o que não aconteceu. A velocidade começou a cair cada vez mais devido à muita neve na pista, impossibilitando que a aeronave saia de terra, contudo também já não era possível travar a marcha que havia sido iniciada. O avião desliza pela pista e embate numa casa onde reside uma família que consegue escapar ilesa às chamas provocadas pelo embate. A aeronave também colide contra uma garagem onde estava estacionado um camião cheio de combustível que explode no impacto. Com o avião em chamas, começa a evacuação dos sobreviventes do voo 609. Harry Gregg, guarda-redes dos Red Devils, auxiliava no resgate dos sobreviventes que se encontravam nos destroços.


Viria a ser feita uma investigação sobre este incidente que vitimou 23 dos 44 passageiros do voo 609. Inicialmente, o capitão James Thain viria a ser dado como culpado dos eventos que levaram ao desastre, porém em 1968 seria dado como inocente.


Entre os sobreviventes estiveram jogadores que viriam a ser lendas do Manchester United como Bobby Charlton que conta com 606 jogos no clube e 200 golos ao longo de 17 temporadas (ocupando o lugar de segundo jogador com mais presenças e golos pela equipa de Manchester), conquistando 3 Premier League e 1 liga dos campeões.


Foto: One Football


Todos os anos os Red Devils marcam o aniversário do desastre com um memorial onde se canta a música "The Pride Of Football & The Flowers Of Manchester” e se recorda uma geração que prometia dar muitas alegrias a equipa de Manchester, e que partiu cedo demais…


Foto: Wikipedia

 
 
 

Comments


bottom of page