GP de Portugal, o regresso tão esperado.
- Ressalto
- 22 de out. de 2020
- 2 min de leitura

24 anos depois da última corrida de Fórmula 1 em Portugal, no Autódromo do Estoril, a maior competição de desportos motorizados está de volta a Portugal. O nosso país, que já fez parte do calendário em três momentos, o mais longo entre 1984 e 1996, já foi palco de momentos memoráveis como o terceiro e último campeonato de Niki Lauda e também da primeira vitória do lendário piloto Ayrton Senna, no ano de 1985.
Descrição : 1º Niki Lauda celebra o seu terceiro e último mundial de F1/ 2º: Senna conquista a sua primeira vitória na F1.
O nosso país já acolheu a F1 em três circuitos diferentes, Boavista e Monsanto alternaram nas competições de 1951 e 1960, estabelecendo-se no Estoril a partir de 1984 até 1996. Desde então tinham sido feitos esforços para trazer a prova rainha do automobilismo para terras lusitanas, desde a modernização do Circuito do Estoril à construção de um circutio moderno como é o do Algarve. A Williams apresenta-se como equipa mais vitoriosa em corridas em Portugal, contando com seis vitórias, havendo um empate no maior número de conquistas por piloto. Alain Prost, tetracampeão mundial, e Nigel Mansell, também ele campeão mundial, venceram o GP de Portugal por três vezes.
Descrição: 1º O primeiro circuito português a receber a F1 foi o da Boavista, no Porto (a foto é de 1958)/ 2º O circuito de Monsanto foi o segundo a receber um GP de Portugal e até 1960 partilhou a chancela da corrida com o da Boavista / 3º O Autódromo Internacional do Algarve será o próximo circuito a receber o GP de Portugal, estreando-se no calendário da Fórmula 1.
O Autódromo Internacional do Algarve foi admitido pela FIA para receber Grandes Prémios de Fórmula 1 recentemente e beneficiou do cancelamento, por causa da pandemia de COVID-19, de uma boa parte dos GPs inicialmente estabelecidos no calendário da categoria. Apesar dos gastos inerentes à realização de um evento desta envergadura, a presença de público constituirá um importante retorno financeiro para a organização e por consequência um fim-de-semana interessante para os empresários da região. Em declarações à imprensa, Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo Internacional do Algarve, falou em previsões de "um impacto financeiro superior aos 100 milhões de euros" .
O GP de Portugal realiza-se nos dias 23, 24 e 25 de outubro. A corrida, o momento mais aguardado, será domingo, dia 25, pelas 13 horas e 10 minutos.
Créditos: Autosport, Reddit, GP Destinations, Mclaren, aquelamáquina.pt.
Commentaires