top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Spotify

Der Klassiker - Dortmund e Bayern lutam pelo primeiro lugar.

  • Foto do escritor: Ressalto
    Ressalto
  • 7 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de dez. de 2021



Hoje joga-se um clássico do futebol alemão, às 17:30, Dortmund e Bayern Munique medem forças para definir quem se isola na liderança da Bundesliga, uma vez que ambos se encontram em igualdade pontual, tendo amealhado 15 pontos no campeonato. O auge da rivalidade, mais recentemente, deu-se na fase em que a equipa de Dortmund era comandada pelo atual treinador do Liverpool, Jürgen Klopp. A equipa que veste de amarelo conseguiu dois campeonatos consecutivos nos anos de 2010/2011 e 2011/2012, tendo ainda disputado a final da Champions League em 2012/2013 frente aos bávaros na qual saiu derrotado por 2-1. Contudo, desde as duas vitórias consecutivas do Dortmund, o Bayern Munique nunca mais facilitou tendo arrecadado todos os campeonatos a partir desse momento e demarcando-se das restantes equipas como octacampeão alemão. Para isso também contribui o poderio financeiro da equipa de Munique, que conseguiu roubar jogadores importantes ao Dortmund como Hummels, Gotze e Lewandowski. Se olharmos para o confronto direto entre as duas equipas nos últimos cinco anos, a superioridade da equipa de Munique é evidente: 11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas frente à equipa de Dortmund.


A rivalidade já é longa, mas cresceu durante os anos 90, quando o Dortmund intensificou a procura pelo título alemão, tendo conseguido dois títulos da Bundesliga em 1994/1995 e 1995/1996. Em 1997, o Borussia venceria a final da Champions League, no estádio Olympiastadion casa do Bayern Munique, frente à Juventus por 3-1. Ainda assim, a equipa de Munique iria responder ao vencer em 2001 o Valência nas grandes finalidades e sagrar-se campeão europeu. O Dortmund permaneceria adormecido depois de conquistar a Bundesliga em 2001/2002, tendo “despertado” com a chegada de Klopp ao comando do clube em 2008.


As duas equipas apresentam um onze com bastante qualidade, com goleadores com Haaland e Lewandowski, espera-se um encontro disputado e com golos, num frente a frente que já tem muita história.


Fotos: DW, UEFA, FC Bayern, Essentialsports, Bundesliga, Pinterest, Twitter.

Texto: Filipe Saraiva

Comments


bottom of page