Citizens vs Reds - O confronto do futebol positivo.
- Ressalto
- 8 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de dez. de 2021

Jogo grande da Premier League este domingo, Liverpool e Manchester City defrontam-se no Etihad Stadium. A equipa de Klopp apresenta-se em melhor forma com um super Diogo Jota que conta já com sete golos em cinco partidas pelos reds. Neste momento as duas equipas estão bastante distantes na tabela classificativa, o Liverpool ocupa o segundo lugar com 16 pontos em sete jogos e os Citizens estão em 12º lugar com 11 pontos e menos um jogo. O conjunto orientado por Guardiola tem vindo a subir de forma, vencendo os seus últimos três jogos com uma média de dois golos por jogo. É o choque de dois estilos de futebol ofensivos e com fome de golos.
Se olharmos para o palmarés dos clubes, a equipa de Merseyside leva uma vantagem enorme, com 19 campeonatos na sua vitrine. Os reds eram um gigante adormecido até à chegada de Klopp ao clube, a equipa não vencia a liga desde 1990, passando 20 anos à espera do momento que se materializou na época passada, com um Liverpool a não dar quaisquer hipóteses aos adversários e a sagrar-se campeão inglês com uma diferença pontual para o segundo classificado de 18 pontos.
O Manchester City apenas recentemente começou a sobressair como uma equipa que pode competir por títulos, para isso ajudou a aquisição do clube por parte do Abu Dhabi United Group em 2008. A partir desse momento o clube quadruplicou os títulos ingleses que detinha, juntando quatro campeonatos aos dois que ganhou em 1936/37 e 1967/68. O investimento na equipa passou a ser tão forte que em 2014 o clube foi multado em 60 milhões de euros por violar as regras de fair-play financeiro e mais recentemente a UEFA decidiu excluir o clube das provas europeias (decisão que foi anulada pelo TAD – Tribunal Arbitral do Desporto). A equipa de Manchester já gastou desde 2008, mais de dois mil milhões de euros e só na era de Guardiola, desembolsou 534 milhões de euros para reforçar o setor defensivo.
No confronto direto, se analisarmos os últimos cinco anos, a equipa que veste de vermelho mostra clara superioridade sobre o Manchester City: nove vitórias, quatro empates e três derrotas. Se olharmos para um quadro geral, nos últimos 33 jogos entre as equipas, o Liverpool apresenta uma percentagem de vitórias de 42% contra apenas 21% dos Citizens. Com as duas equipas recheadas de estrelas e com dois técnicos com um estilo de futebol positivo, espera-se um jogo disputado e com golos, um confronto de duas grandes equipas da liga mais competitiva do mundo.
Fotos: Abola, Globo, FIFA, CNN, Maisfutebol, bewithcindy.com
Texto: Filipe Saraiva
コメント